Está aqui

• Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU, entrega o prémio de Defensor da Mudança Global a Sua Alteza o Aga Khan.
    Akbar Hakim / Mairaj Manji
  • Homenageados e Convidados Especiais no Jantar de Liderança Global das Nações Unidas 2017 - da esquerda para a direita: Daniel Craig, Agnès Marcaillou, Kathy Calvin, Sua Alteza o Aga Khan, Ellie Goulding, Grant F. Reid.
    Akbar Hakim / Mairaj Manji
Sua Alteza o Aga Khan recebe o Prémio de Defensor da Mudança Global

Ressalta a importância das parcerias entre o governo, a iniciativa privada e a sociedade civil para um progresso eficaz

Nova Iorque, 18 de outubro de 2017 - Ao receber o prémio de Defensor da Mudança Globalno Jantar de Liderança Global da Fundação das Nações Unidas em Nova Iorque, Sua Alteza o Aga Khan sugeriu que a questão não era saber se era mais eficaz a ação governamental ou a iniciativa privada, mas sim a forma como estes setores se podem tornar parceiros efetivos na busca pelo desenvolvimento. “As parcerias que irão mudar mais drasticamente o mundo serão aquelas em que todos os três componentes - instituições privadas, públicas e da sociedade civil - se possam unir num esforço comum”, afirmou.

O Aga Khan disse à audiência que a Rede Aga Khan de Desenvolvimento (AKDN) e a Fundação das Nações Unidas estavam alinhadas no destaque dado à criação e manutenção de ambientes favoráveis, trabalhando em “países de oportunidade” e criando parcerias público-privadas, os quais têm sido fatores-chave no trabalho da AKDN em muitas áreas e em muitos países.

Ao entregar o prémio ao Aga Khan, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan deu os parabéns ao Aga Khan pelo seu Jubileu de Diamante, que assinala os 60 anos do seu serviço como Imam (líder espiritual) da comunidade muçulmana xiita ismaili, e fundador da Rede Aga Khan de Desenvolvimento, e pela sua incansável dedicação na melhoria das condições de vida das pessoas de todo o mundo. "Como líder global, tem demonstrado continuamente que aquilo que nos une é muito maior do que aquilo que nos divide", disse.

Ao referir que o aspeto mais importante do trabalho do Aga Khan era o pluralismo, Kofi Annan disse, “o mundo, especialmente nestes tempos difíceis, precisa de pessoas de visão e boa vontade como o Aga Khan. Ele é um exemplo vivo de que não existe nenhuma contradição inevitável entre a religião e a democracia, que o pluralismo e a diversidade são possíveis e que a interação entre culturas enriquece e fortalece a Humanidade."

Como reconhecimento pelo papel que indivíduos, organizações e corporações desempenham no apoio ao trabalho das Nações Unidas na promoção da paz e da prosperidade globais, a Fundação das Nações Unidas (UNF) e a Associação das Nações Unidas - EUA também premiaram a Mars Inc. pelo seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU; Ellie Goulding, pelo seu compromisso ativo acerca das alterações climáticas; o Serviço de Ação Anti-Minas das Nações Unidas, pela mitigação da ameaça de minas e explosivos; e ao senador Bob Corker, pelo seu envolvimento na tentativa de acabar com a escravidão moderna.

"Em vez de ficarem de lado num mundo de sofrimento, eles agiram com coragem e empenho para ajudar a resolver certos problemas ao lado da ONU", comentou Kathy Calvin, Presidente e Diretora da UNF acerca das contribuições dos cinco homenageados, acrescentando: "Hoje, reconhecemos estes líderes incríveis e a lição que nos ensinaram: para alcançarmos um mundo melhor, não podemos virar as costas uns aos outros; temos de dar as mãos."

“Com a sabedoria, tolerância e compaixão de Sua Alteza o Aga Khan, acho que podemos vencer a batalha por um mundo melhor”, disse o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, na cerimónia.

Para questões de imprensa, por favor contacte:
Semin Abdulla
Gestora de Comunicações
Aga Khan Development Network
Aiglemont, 60270 Gouvieux, France
Semin.Abdulla@akdn.org

NOTAS

Rede Aga Khan de Desenvolvimento (AKDN) foi fundada por Sua Alteza o Aga Khan, 49.º Imam Hereditário (líder espiritual) dos muçulmanos ismailis. É um grupo de agências de desenvolvimento privadas e não confessionais, que operam no sentido de melhorar as condições de vida e o acesso a oportunidades, especialmente na África subsaariana, Ásia do Sul e Central, e Médio Oriente. As nove agências de desenvolvimento da Rede concentram-se no desenvolvimento económico e social e em iniciativas culturais para todos os cidadãos, independentemente do género, origem ou religião. A ética subjacente à AKDN reside na compaixão para com os mais vulneráveis da sociedade. O seu orçamento anual para atividades filantrópicas ultrapassa os 900 milhões de dólares.

Para informações adicionais acerca da Rede Aga Khan de Desenvolvimento, visite www.akdn.org